CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 14 de abril de 2017
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Budistas e hindus celebram ano novo neste fim de semana


Nas ruas tomadas por um trânsito intenso, milhares de tailandeses se penduram em caminhonetes carregadas com contêiners de água, que jogam em qualquer um que se aventure a cruzar o caminho. Nas calçadas, a resposta é dada com metralhadoras de água, abastecidas em qualquer torneira disponível e mesmo no poluído rio que corta Chiang Mai, segunda maior cidade da Tailândia.
Durante os três dias de comemorações do Songkran, o ano novo tailandês comemorado de hoje até sábado, idosos, crianças, monges, turistas, ninguém escapa ao banho e à brincadeira, que se repetem em quase todas as cidades do país. Em algumas localidades, até mesmo elefantes participam da guerra de água. A raiz da tradicional festa é o budismo, religião predominante no país, que tem a água como símbolo de pureza espiritual, paz e renovação.
A Tailândia não é a única a celebrar hoje a passagem do ano. Países budistas e hinduístas, como NepalLaosCambojaSri LankaBangladeshMyanmar e grande parte da Índia, também celebram a virada do ano entre os dias 12 e 16 abril. Com pequenas diferenças e particularidades locais, as comemorações frequentemente incluem brincadeiras com água, desfiles típicos, fogos de artifício, trocas de presentes e muitas cerimônias religiosas.
No Nepal, onde 80% da população é hindu, o foco das comemorações são as homenagens a entidades religiosas. A talvez mais tradicional festa de ano novo nepalesa, a Bisket Jatra, acontece em Bhaktapur, cidade medieval localizada nos arredores da capital Katmandu. 
Durante os festejos, uma gigantesca e precária carroça de madeira de centenas de anos é puxada por fiéis pelas estreitas ruas da cidade, arrebentando fios de energia e derrubando pedaços dos históricos edifícios, enquanto uma população quase que hipnotizada pela passagem da divindade que é carregada no veículo se espreme perigosamente nas ladeiras e becos de Bhaktapur. Patrimônio da humanidade, a cidade, infelizmente, foi uma das mais afetadas pelo terremoto que matou 9.000 pessoas em abril de 2015. 
Em todos esses países asiáticos é fácil constatar o sincretismo religioso que mistura budismo e hinduísmo. As duas crenças, embora distintas, possuem muitos elementos em comum e teriam a mesma origem. 
A data de ano novo pode variar anualmente, mas sempre cai em meados de abril, já que é marcada pelo primeiro dia da quinta lua crescente. 
sexta-feira, 14 de abril de 2017

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/