->
CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Cidadania: Moradora revitaliza orla do Rio Verde


Transformar sonho em realidade nem sempre foi uma tarefa fácil, principalmente quando esse sonho consiste em revitalizar espaço público num trabalho de voluntariado conectando os anseios dos moradores do município com o poder público, devolvendo-lhes sua função como local de lazer e integração entre as pessoas.

Espaço público significa que é de uso comum e que nele podem ser realizadas atividades coletivas e se desenvolver relações entre diferentes grupos da sociedade. Sendo o mais democrático dos espaços, significa também que a responsabilidade por ele não é apenas do poder público.

Com esse espírito de coletividade cidadã uma moradora do Bairro Nova Rio Verde, Patricia Martins, após divulgar em sua página de uma Rede Social, o resultado de uma ação voluntária na revitalização de um espaço público na orla do Rio Verde, chamou a atenção de nossa reportagem para a produção desta matéria.

Patricia, desde que passou a residir na casa que foi de sua tia já falecida, em frente ao calçadão da orla do Rio Verde, espaço que conta com recuos, bancos e mesinhas fixas, aparelhos para ginástica e pequenos parques infantis infelizmente já deteriorados pela ação do tempo e do vandalismo, sempre manteve limpa a parte localizada em frente a sua residência, que se tornou um lugar de festas e churrascos familiares.

Enquanto aguardam uma obra de revitalização completa do espaço, que pode ser prevista no planejamento de obras municipais, os participantes com a ação deixaram o local mais agradável e, consequentemente, livre de depredações que incomoda a população.

Na lista de tarefas entraram a pintura de bancos, meio-fio e rodapés, varrição do lixo, limpeza em volta das plantas e outros pequenos consertos.

Segundo ela, a ideia de cercar o lugar com pneus coloridos veio após a enchente do início do ano para evitar o processo de erosão, os pneus usados foram conseguidos com a ajuda de seu esposo, nas borracharias e depósito municipal que a princípio foram pintados com cal, que não deu muito certo e logo saiu por causa da chuva.

“Após essa primeira dificuldade, a ajuda de familiares foi importante, meu pai doou as tintas específica, com a ajuda do vizinho, irmão e esposo pintamos novamente os pneus que ficaram lindo. Sem dizer também que todos os finais de semana eu rastelo as folhas que caem das árvores, podamos os galhos das árvores. Enfim, estamos cuidando deste lugar que gosto de ver limpo e preservado”, ensina-nos Patricia. 
OGabrielense
sexta-feira, 18 de novembro de 2016

LOJA QUEIMA TOTAL


http://picasion.com/

MERCEARIA NOVA CANAÃ

http://www.rioverdems.com/

RioverdeRV

twitter @rioverderv

LOJA TÔ NA MODA

http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO



http://picasion.com/

MERCEARIA TUNTUN

http://picasion.com/