CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 12 de junho de 2016
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Enem: os temas e as habilidades mais cobrados no exame


Faltam pouco menos de cinco meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não há tempo a perder na preparação. Levantamento do AppProva,empresa de tecnologia voltada à educação e parceira de VEJA, mostra quais foram os conteúdos e habilidades mais exigidos nas provas entre 1998 e 2014. E para testar seu conhecimento, os candidatos têm a partir deste sábado a oportunidade de fazer o segundo Simuladão Enem do AppProva, com 180 questões, tal como o exame oficial.
Para garantir boa pontuação, os alunos devem ficar atentos aos temas recorrentes nas provas. “Tendo conhecimento dos conteúdos que foram mais cobrados na história do Enem, o estudante pode estudar e se preparar melhor, sabendo que esses temas têm uma probabilidade maior de serem exigidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Mas é importante ressaltar que ele não deve deixar de estudar os demais conteúdos”, afirma Bruno Fonseca, da equipe do AppProva.
Dificuldades – Utilizando os últimos dados fornecidos pelo Inep, referentes ao Enem 2014, a equipe pedagógica da empresa identificou que as três disciplinas com mais questões erradas pelos candidatos foram química, que apresentou apenas 16,5% de acerto (de 18 questões aplicadas), física, com 18,1% de acerto (de 14 questões aplicadas) e literatura, com 21,3% de acerto (de 6 questões).
De acordo com Regina Diaz, coordenadora do Colégio Santo Agostinho, no Rio de Janeiro, compreender enunciados é uma das principais dificuldades vistas nos estudantes brasileiros. “No Brasil estamos vendo dois obstáculos recorrentes: o aluno que compreende o enunciado, mas desconhece o conteúdo da questão; e o aluno que desconhece até mesmo o que está sendo pedido, o próprio enunciado. A dificuldade de interpretação é bem recorrente”, afirma a pedagoga.
“Existem disciplinas que a maioria dos alunos tem dificuldades sempre: química, física e matemática. Isso acontece pois os estudantes não conseguem se apropriar desses assuntos e compreender como ele faz parte da vida deles. É a famosa pergunta: ‘qual o propósito de aprender isso?'”. De acordo com a pedagoga, os estudantes deveriam ser capazes de responder a essa pergunta com a ajuda da escola: programas que aproximem esses assuntos da vida dos estudantes – como oficinas e palestras – devem ser inseridos desde a infância, para evitar que cheguem ao Enem sem saber aplicar conteúdos das disciplinas.
Simuladão – Mirando na preparação para o exame, o AppProva realiza a partir deste sábado (11) até o dia 20 de junho o segundo Simuladão Enem, uma prova com 180 questões, similar ao exame oficial. Para realizar a prova gratuitamente, basta cadastrar um perfil no na página do AppProva no site de VEJA, ou pelos aplicativos da empresa, disponíveis para download em Android e iOS.  O Enem acontece entre 5 e 6 de novembro.
Confira abaixo os conteúdos mais recorrentes do Enem desde 1998 (por área de conhecimento):
As questões contabilizadas compreendem todos exames oficiais desde 1998, incluindo a segunda aplicação das provas (que são aplicadas para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL), e o Enem cancelado em 2009. Além disso, as questões anuladas oficialmente também não são consideradas. As provas aplicadas antes de 2009 não tinham o formato de 45 questões por área de conhecimento.
Veja
domingo, 12 de junho de 2016

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/