quinta-feira, 14 de maio de 2015
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Em reunião com vereadores, Energisa diz que parcela faturas
![]() |
Foto: do Idest, Eder Pereira |
Quatro dos onze vereadores de Sonora reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (14), com representantes da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Energisa). A reunião foi uma iniciativa do vereador Ezequiel Reginaldo dos Santos (PDT), que enviou oficio a superintendência da empresa referente ao aumento exorbitante que os consumidores tiveram nas contas nos últimos meses, sendo assinado por todos os demais parlamentares.
O oficio foi assinado pelos vereadores no último dia 27 de abril e encaminhado ao diretor presidente da Energisa, sendo que nesta manhã, em resposta ao oficio, compareceram a cidade representantes da empresa, que assumiram o atraso na leitura através de remanejamento interno, que variaram de 15 a 47 dias.
Segundo o presidente da casa, a rapidez com que a empresa respondeu ao chamado, superou as expectativas, porem salientou que pouco foi amenizado, já que os valores terão que ser pagos de qualquer forma.
Para Ezequiel, a única conquista durante a reunião foi o parcelamento para consumidores que tiveram suas leituras realizadas com 35 dias ou mais, podendo ser parceladas em até quatro vezes sem juros.
Outro ponto abordado foi que do início do ano até agora as contas de energia do estado foram reajustadas em 41,45%, acumulado com os quinze dias de atraso na leitura, chegou a quase 70% a mais o valor das contas dos consumidores. 8,32% por causa da crise hídrica, 26,67% por causa da revisão tarifaria extraordinária e 3,22% para o reajuste tarifário anual, todos segundo os representantes, previstos em Lei.
Procurar a agência
A única resposta obtida durante a reunião foi o parcelamento, e se algum consumidor se enquadrar nos requisitos, podem procurar o escritório local da empresa e efetuar o parcelamento, que será cobrado direto nas próximas faturas.
Presidência
A mensagem do vereador e presidente da Casa de Leis, Ezequiel, foi que mesmo a empresa ter atendido rapidamente a reclamação, outras atitudes serão tomadas e uma delas será marcar uma audiência pública e solicitar a presença das autoridades do Poder Legislativo e Executivo Municipal bem como a interferência do Poder Judiciário através do Promotor de Justiça.
“Por mais que a empresa tenha justificativa plausível, nós representantes do povo não podemos deixar simplesmente por isso mesmo. Vou marcar esta audiência e solicitar a presença de todos para que o consumidor não pague por mais esta conta”, frisou Ezequiel.
O vereador Jansen Peixoto Barbosa (PTB) citou seu comercio como exemplo, sendo que de um mês para o outro a sua conta de energia dobrou chegando a pagar mais de R$ 5 mil.
“Faltou informação da empresa para com o consumidor, sem contar que foi em um péssima hora, junto com o reajuste anual e bandeira tarifaria, outro absurdo que temos que pagar”, destacou Jansen.
Para Ezequiel, a reunião foi boa, mas não satisfatória já que o consumidor terá que pagar ou seus fornecimento será interrompido pela empresa de energia.
“Fomos prejudicados sim, por que ninguém previa tal valor no orçamento, nem tão pouco que a empresa iria refazer ou remanejar as rodas e datas de leituras. O consumidor não é culpado da empresa querer se ajustar e por isso acho injusto nos, cidadãos pagarmos o preço cheio”, concluiu Ezequiel.
Os representantes da empresa que compareceram foram, o diretor departamento de serviços, Ercilio Diniz Flores, coordenador de leitura, Jonas Ortiz, líder de construção e manutenção Região Norte Sebastião Teixeira de Oliveira e o líder atendimento comercial Região Norte, Edimilson Bandeira Junior.
Também estiveram presentes os vereadores Camilo Jose Pereira (PMDB) e Arnaldo Pereira, o Barriga (PR).
Uso consciente contribui para a economia de energia
A crise hídrica tem obrigado o governo a acionar de forma frequente as usinas térmicas para complementar o fornecimento de energia elétrica, uma fonte mais cara do que as das hidrelétricas. Esse movimento tem tornado o preço médio da energia no mercado muito elevado, o que consequentemente causa impactos na tarifa de energia.
E para que o consumidor possa economizar na conta de energia elétrica vale adotar algumas medidas importantes de uso consciente, como abrir janelas e cortinas e deixar a luz do sol entrar e, ao sair de cada ambiente, sempre apagar as luzes.
Além disso, a Energisa Mato Grosso do Sul destaca outros hábitos que evitam o desperdício de energia e contribuem para diminuir o valor da conta de luz.
Os consumidores que desejarem mais esclarecimentos sobre o ajuste de rota, ou uma melhor opção para pagamento da fatura, podem solicitar alterações, pessoalmente, na Agência de Atendimento, localizada na avenida do Povo, nº 858 - Centro ou obter mais informações no Canal de Atendimento – Call Center 24 horas: 0800 722 7272.
Geladeira:
Instalar a geladeira longe do fogão, afastada da parede e em um lugar que não bata sol.
Não colocar alimentos quentes na geladeira e roupas para secar atrás.
Não deixar a geladeira aberta por muito tempo e descongelar o equipamento com frequência.
Forrar as prateleiras dificulta a passagem do ar, gastando mais energia.
Evitar abrir e fechar a porta da geladeira várias vezes e decidir o que precisa pegar dentro dela, antes de abrir a porta.
Máquina de Lavar roupa:
Lavar o máximo de roupas possível e de uma única vez, respeitando a capacidade da máquina e utilizando a quantidade adequada de sabão para reduzir o tempo de enxague. Além disso, o filtro da máquina deve ser higienizado com frequência.
Ferro elétrico:
Para gastar menos, as roupas devem ser passadas de uma vez só, usando a temperatura certa para cada tipo de roupa.
Após desligar o ferro, pode-se aproveitar o calor do equipamento para passar roupas delicadas.
Iluminação dos ambientes:
Lâmpadas fluorescentes economizam até 80% mais energia que as incandescentes. - Para economizar ainda mais utilizando lâmpadas com menor potência, basta pintar as paredes e tetos dos cômodos com tintas claras.
Manter luminárias, lâmpadas e lustres sempre bem limpos.
Computador e televisão:
Não deixar TV, computador, carregadores de celular e outros aparelhos ligados quando não estiver utilizando. Usar o botão “timer” ou “sleep” e quando sair da frente de computadores, desligar o monitor.
Chuveiro elétrico:
Procurar tomar banhos rápidos e para maior economia, utilizar a chave na posição “verão” sempre, só mudando para “inverno” nos dias muito frios. Além disso, nunca reaproveitar resistências queimadas.
Ar Condicionado:
Dimensionar a potência (BTU) do aparelho de acordo com o tamanho do ambiente. Limpar o filtro do aparelho periodicamente e ao ligar o aparelho, mantenha janelas e portas fechadas.
Idest
quinta-feira, 14 de maio de 2015