quinta-feira, 2 de abril de 2015
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
TEATRO NAS ESCOLAS NORTEOU ÚLTIMO SEMINÁRIO DO BOCA DE CENA
Na sexta-feira (27/03) o último seminário da programação Mostra Boca de Cena realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) foi colocado em discussão “O teatro e seu público”, mas o assunto acabou por encorpar-se em artes cênicas nas escolas. Mediado pela jornalista e diretora teatral Lu Bigatão, com os convidados Roma Roman, do Colegiado Setorial do Teatro de Campo Grande, Luiz Ishikaua, Assessor Geral do Sebrae, Solange França, técnica de arte da Secretaria Estadual de Educação, Ana Lúcia Américo da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e Andreia Freire da SECTEI (Secretaria de Cultura, Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação).
Durante a conferência foram apontados problemas e soluções para o desenvolvimento do teatro nas escolas e também nas empresas, o chamado teatro corporativo. Para Luiz Ishikaua Assessor Geral do Sebrae, apesar da instituição ser um grande consumidor das artes cênicas em seus eventos e ações, não aponta para as empresas esse meio como solução corporativa, mas incentivou os artistas a se tornarem empreendedores, buscando as alternativas que o Sebrae propõe. “Só sobrevive quem empreende”, enfatizou Ishikaua.
Muitos questionamentos foram feitos quanto ao teatro nas escolas entre os participantes do seminário, que apontaram a rejeição que muitos diretores tem das artes, especialmente as cênicas. Também foi citada a lei que proíbe a cobrança de ingresso nos estabelecimentos de ensino público do Estado, o que muita vezes inviabiliza a realização de peças. Ainda no âmbito escolar foi colocada em pauta a questão de que nas escolas estaduais a dança está ligada à área de educação física o que gerou discussões por parte dos artistas presentes.