CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 25 de abril de 2015
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Caso de raiva humana gera corrida aos postos de saúde


Com 14 casos de raiva canina confirmados e uma em humano, a população de Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande, está correndo para as unidades básicas de saúde do município e levando seus animais para vacinar no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). A médica veterinária e gerente de Vigilância e Saúde do município, Viviane Campos Ametlla, 43 anos, acredita que a preocupação com a doença resultou em números. “Em janeiro e fevereiro foram feitos 20 a 30 atendimentos de pessoas que sofreram alguma mordedura de um animal. Em março foram cerca de 100 pessoas. Com relação a vacinação, eram feitas uma média de 15 por mês, hoje são 100 cães por dia”, ressaltou.
Apesar de toda a corrida pela prevenção a especialista afirma que ainda falta a ajuda da população para manter seus animais dentro de casa. “Falta uma parcela de pessoas que deixam os animais na rua. Soltam para dar uma volta e isso acaba propagando a cadeia de transmissão do vírus. Os casos estão distribuídos na cidade inteira”, lamenta. Os bairros mais críticos são o Cristo Redentor, Centro América, Maria Leite e Padre Ernesto. 
Até o momento foram imunizados aproximadamente 12 mil cães e gatos em residência. A expectativa é vacinar até 25 mil animais que estiverem em posse dos proprietários. Já os animais que estão sendo recolhidos nas ruas ficam retidos no CCZ por três dias para que o proprietário apareça. Se não houver dono, o bicho é eutanasiado. “Não é o nosso objetivo sair eutanasiando cachorro sadio. Fazemos isso pelo controle do vírus, para quebrar a cadeia de transmissão. É um protocolo do Ministério da Saúde”, acrescentou.
sábado, 25 de abril de 2015

OK NET RIO VERDE


SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/