CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

'Selfies' em cabines de votação poderá dar cadeia


De acordo com o desembargador João Maria Lós, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), os 'selfies' dentro das sessões eleitorais serão proibidos no dia 5 de outubro, em todo o país. Aquelas pessoas que forem flagradas tirando fotografias dentro das cabines de votação poderão ter os seus aparelhos apreendidos e serão encaminhadas para a delegacia.

Segundo Lós, esta medida foi determinada para evitar casos de compra de votos no dia da eleição. Denúncias extra-oficiais chegaram ao órgão informando que algumas pessoas poderiam fazer imagem do momento da confirmação do voto e posteriormente, poderiam encaminhá-las para supostos assessores políticos em troca de remuneração.

" A Lei estabelece mecanismo de proibição para não haver essa venda de votos que tanto se fala. No dia, vai ser proibido o uso de celulares, tabletes, filmadoras e máquinas fotográficas nas sessões eleitorais. Quem está com a intenção de fazer um selfie na sessão será proibido", declarou o desembargador.Conforme o vice-presidente do TRE-MS, a pessoa que for flagrada tirando fotos na urna poderá sofrer algumas sanções. "A pessoa poderá ter o aparelho recolhido pelo mesário que tomará as providências cabíveis. Se a pessoa sacar o telefone ou outro dispositivo, os mesários poderão interromper a votação", comentou.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que os eleitores não serão revistados nas sessões eleitorais no dia da votação. Porém, haverá um local dentro das sessões, onde os eleitores poderão deixar os seus aparelhos. Quem desrespeitar a determinação estarão sujeitos as sanções penais prevista na legislação sob pena de responder até dois anos de detenção.


Reuniões - A partir desta sexta-feira (03) ficam proibidas as reuniões em casas de simpatizantes, porém, está liberado a reunião nos comitês com cabos eleitorais. "Isso é uma normas que nós determinamos onde é proibido a reunião na casa dos simpatizantes com os objetivos eleitorais. Mas nós não impedimos os candidatos que façam reuniões com os seus cabos eleitorais dentro dos diretórios e comitês", ressaltou Lós.

Apuração - Conforme o desembargador, a previsão de término das eleições em Mato Grosso do Sul está previsto para terminar às 21 horas da noite deste domingo (05). A Justiça Eleitoral disponibilizou um aplicativo para que as pessoas possam acompanhar toda a apuração.  O 'Apuração 2014' vai permitir aos usuários fazer o acompanhamento do desempenho do seu candidato nas urnas de forma atualizada. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas virtuais Google Play e iOS App Store, para sistemas operacionais Android e IOS, respectivamente.

Dados - Ao todo serão utilizadas 5.564 urnas distribuídas nos 79 municípios, além das urnas reservas para a substituição em qualquer eventualidade; serão 22 mil mesários para atender aos 1.817.511 eleitores do Estado. Os eleitores em trânsito, que podem votar apenas para a presidência da República, são 925, somando a um total de 1.818.937. Campo Grande será o maior colégio eleitoral e estão aptos a votar 582.146 eleitores.

O que levar para votar - De acordo com a Justiça Eleitoral, no dia da eleição, o eleitor deve estar munido de um documento de identificação com foto, podendo ser carteira de motorista ou de trabalho, de identidade ou passaporte. O uso do título de eleitor não é obrigatório, mas a recomendação é que se leve para facilitar o acesso às zonas eleitorais e às sessões.

O eleitor também poderá levar uma cola na hora da votação. A ordem de sequência será da seguinte maneira: 1° para votação de deputado estadual, com cinco números. 2º para deputado federal, com quatro números. 3° para senador, com três números. 4° e 5º, com dois números, respectivamente, para governador e presidente. 
sexta-feira, 3 de outubro de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/