CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Ribeirinhos resistem à cheia, isolamento e ataques de onça


A presença cada vez mais constante da onça-pintada nas áreas altas as quais margeiam o Rio Paraguai e as baías que circundam a Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá, tem tirado o sono das comunidades tradicionais que ali vivem da pesca, do turismo e do pequeno criatório de bovinos e caprinos. A lenta vazão da última cheia na planície aumentou o risco de ataques, em razão da escassez de alimentos.
Com o Pantanal ainda parcialmente alagado, a onça busca, com maior frequência, suas presas nos campos abertos e secos e é atraída pelos animais domésticos criados pelos ribeirinhos. Contudo, o felino entra em conflito o ano todo com os grandes fazendeiros, ao matar seu gado em qualquer circunstância – cheia ou seca. O animal não se intimida com as cercas elétricas instaladas em algumas propriedades.
Dona Jacira Francisca, 69 anos, ficou frente a frente com uma pintada ao sair a pé, acompanhada dos cachorros, para buscar graveto na mata próximo a sua casa. Ela vive com o marido, Onésimo Toledo, 70, em uma propriedade de 572 hectares na entrada da Baía do Bonfim, região isolada e espremida por duas reservas ambientais – Santa Teresa e Eliezer Batista – e pela fronteira desguarnecida com a Bolívia. 
Correiodoestado
quarta-feira, 17 de setembro de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/