CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Lançamento nacional do plantio de soja traz Ministro da Agricultura ao MS


O Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, virá ao Mato Grosso do Sul no final deste mês para o lançamento nacional do plantio de soja do ciclo 2014/15. Realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja MS, Aprosoja Brasil, Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e Canal Rural, o evento acontecerá em Dourados, no Sindicato Rural do município, às 10h do dia 24 de setembro. Além da abertura oficial da safra, haverá programação técnica voltada aos produtores rurais, profissionais ligados ao setor e estudantes, no dia 25. 

As máquinas vão operar na sede do Sindicato Rural de Dourados para simbolicamente dar início ao cultivo da soja brasileira, que segundo a Aprosoja Brasil tem expectativa recorde, podendo alcançar 88 milhões de toneladas do grão, levando em consideração os riscos climáticos, e representar aumento de cerca de 3% em relação ao ciclo passado, quando os agricultores colheram 86 milhões de toneladas. 

Com produção de 374 mil toneladas na última safra de soja, distribuída em 146 mil hectares, Dourados é considerado polo regional do agronegócio, da indústria e do comércio. Faz divisa com municípios de alto potencial produtivo como Itaporã e o maior produtor de grãos do Estado, Maracaju. Além das universidades, o município é privilegiado por ter instalada a Embrapa Agropecuária Oeste e por receber atividades e pesquisas desenvolvidas pela Fundações de pesquisa do Estado, que alavancam a produção agrícola estadual. 

Para o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, o Estado será privilegiado por sediar o evento nacional e terá oportunidade de apresentar os predicados e entraves da agricultura local. “No mesmo ritmo de avanço que o Brasil, Mato Grosso do Sul segue em uma sequência de recordes de produção e produtividade. O Estado se empenha na recuperação de pastagens degradadas e aumentará a área dedicada à soja em torno de 5% para a safra 2014/15”, destacou o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, ao lembrar que a última safra ocupou o espaço de 2,1 milhões de hectares do Estado. 

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, afirma que os produtores rurais devem aproveitar a oportunidade para troca de informações e apresentar a pujança da região. “Há potencialidades na produção desta região que precisa ser apresentada ao ministro. O evento será uma oportunidade de troca de experiências entre produtores, de enriquecimento técnico e de ouvir os planos do Governo Federal para o futuro do agronegócio”, destacou Zeuli. 

No dia 25 serão apresentadas palestras técnicas aos produtores rurais e estudantes do setor com painéis envolvendo orientações para o controle de pragas e estratégias de mercado da soja e do milho. Os primeiros resultados da pesquisa sobre o controle da lagarta helicoverpa também serão apresentados, com suporte dos responsáveis: Fundação MS, Fundação Chapadão, Embrapa, com apoio da Aprosoja/MS e Seprotur.
PHNEWS
quarta-feira, 10 de setembro de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/