sexta-feira, 12 de setembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
FIA proíbe mensagens de rádio que ajudem no desempenho dos pilotos
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta quinta-feira que não permitirá mais mensagens pelo rádio por parte das equipes que ajudem a performance do piloto ou do carro durante a corrida. A medida vale já para a próxima etapa, dia 21 de setembro, em Cingapura.
- A fim de garantir que os requisitos do artigo 20.1 do Regulamento Desportivo da F-1 sejam respeitados em todos os momentos, a FIA pretende cumprir rigorosamente este regulamento com efeito imediato. Portanto, nenhuma conversa de rádio dos boxes para o piloto pode incluir qualquer informação relacionada com o desempenho do carro ou do piloto – informa o comunicado enviado pelo diretor de prova da categoria, Charlie Whiting, às equipes na noite desta quarta-feira.
O artigo 20.1, citado no comunicado diz que “o piloto deve dirigir o carro sozinho e sem ajuda”. A medida, discutida na reunião do grupo estratégico da F-1 da última semana, visa dificultar a vida dos competidores, já que no entendimento da cúpula da categoria, as mensagens pelo rádio passam a falsa impressão de que os pilotos são meros fantoches que apenas obedecem ao que é dito pelos engenheiros, portados de diversos dados em seus computadores.
Dados no volante também proibidos
Na prática, isso impede, por exemplo, que os engenheiros informem ao piloto em qual trecho do circuito ele pode ganhar tempo – prática comum na equipe Mercedes, cuja dupla Nico Rosberg e Lewis Hamilton disputa o título.
No comunicado, a FIA também proíbe as equipes de enviarem informações aos pilotos através de mensagens no display do volante:
- A FIA lembra também que a transmissão de dados dos boxes para o carro é especificamente proibida pelo artigo 8.5.2 do Regulamento Técnico da F-1 – concluiu a mensagem.
Apesar da medida aumentar dar mais protagonismo para os pilotos, as mensagens pelo rádio, como um todo, não foram proibidas. As equipes seguem podendo transmitir informações sobre estratégias de pit stops, além de avisos de segurança, em caso de desgaste dos pneus ou algum dano que coloque o competidor em perigo.
sexta-feira, 12 de setembro de 2014