CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

RIO VERDE: PASSEATA MARCA ABERTURA DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA


Marcada com uma passeata pela ruas do centro de Rio Verde de Mato Grosso (MS), deu-se o início ao dia “D” com o tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2014) “Construindo uma história de igualdade de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão.
O evento da Prefeitura Municipal em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Grupo de Articulação e Monitoramento do Plano Viver sem Limites em parceria com a APAE – Associação de pais e Amigos dos Excepcionais e ASPONERV – Associação de Portadores de Necessidades Especiais de Rio Verde, aconteceu nesta segunda-feira 25 de agosto.
A passeata percorreu as Ruas Vitória, Porfírio Gonçalves, Almirante Barroso com a chegada na Praça das Américas, conscientizando a população sobre o direito à igualdade, acesso aos bens sociais, oportunidades e a contra a discriminação.
As pessoas presentes  na Praça das Américas puderam usufruir e ter a oportunidades de vários atendimentos  como: Carteirinhas de viagem, cadastro e informação de emprego, RG, seguro desemprego, além de vários atendimentos ali realizados.
No uso da palavra, a vice-prefeita e Secretária de Assistência Social Dinalvinha Viana, destacou que iniciativas como essa, faz com que a cidadania se amplie e permita que as pessoas tenham mais consciência de que espaços serviços e produtos são para todos e para todas. Disse a vice-prefeita Dinalvinha Viana.
O Prefeito Mário Kruger, destacou que hoje não é o limite individual que determina a deficiência  mas sim as barreiras existentes nos  espaços, no meio físico, no transporte, na informação, na comunicação e nos serviços.
No dia 26 de Novembro de 2013, Mário Kruger, firmou termo de adesão ao plano Viver sem Limites, com a finalidade de promover, por meio da integração e da articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, nos termos da Convenção Internacional sobre as pessoas com deficiência. O grupo é composto por duas representantes da: 
*Secretaria Municipal de Assistência Social: titular Elisangela Martins e suplente Adriana Salomão Calegari;
*Secretaria Municipal de Saúde: titular Vanilda Lopes e suplente Valéria Ferreira dos Santos;
* Secretaria Municipal de Educação: titular Heliena Karla Fernandes e suplente Leila Baena Gonçalves.
O Sr. Zaqueu dos Anjos – Leo Gas, representante da ASPONERV, falou sobre a necessidade da participação da população rio-verdense no intuito de combater a discriminação respeitando as diversidades de todas as pessoas com deficiências reestabelecendo assim a plena democracia de direito.
José Armando da Fonseca, representante da APAE, disse que se sentiu honrado com a participação no evento, “A APAE está há muitos anos em Rio Verde, lutando pelos direitos e pela inclusão das pessoas com deficiência, exercendo a cidadania e dando exemplos de superação”, disse..

 DIREITO A IGUALDADE
O direito à igualdade perpassa os demais direitos, podendo-se resumi-los como promotores do acesso aos bens sociais, conforme citados. Nesse sentido, independentemente da deficiência ou dos comprometimentos dela decorrentes, nenhum direito deve ser negado. Podemos entender igualdade de oportunidades como o direito de possuirmos as mesmas coisas, as mesmas oportunidades, embora na realidade isso não ocorra. A discriminação ainda se manifesta por causa da raça, do sexo, das profissões, das condições de deficiência.
As pessoas com deficiência, nas condições de fragilidade em que viveram ao longo dos anos, muito mais pelas condições impostas pela sociedade, vivenciaram momentos de impossibilidade ao usufruto desses bens. Ora por desconhecimento das orientações normativas, ora pela falta de articulação e participação nos espaços decisórios das políticas públicas com naturezas diversas e determinantes na garantia da cidadania plena de todo o brasileiro e sua inclusão social.
Nos anos subsequentes, essa organização reuniu seus membros com a finalidade de ratificar direitos das pessoas com deficiência. Atualmente, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2009) originada da Convenção da ONU (2006), traz como um dos pressupostos o compromisso do Governo brasileiro com a “equiparação de oportunidades entre as pessoas com e sem deficiência” e com a garantia de acessibilidade no seu sentido mais.


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/