terça-feira, 15 de julho de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Continua problema de presos em jaula na Delegacia de São Gabriel
No mês de maio, o denunciou que presos ficavam vários dias em local inadequado e sem banheiro, o que coloca em risco policiais e sociedade, dois meses depois e o problema continua o mesmo. Nesta segunda-feira (14), o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) veio até o local, e constatou os problemas, cinco presos estão em uma cela improvisada, o que causa risco até para segurança da própria equipe da delegacia.
De acordo com o presidente do Sinpol, Alexandre Barbosa, os presos estão há muitos dias sem tomar banho, sendo que na jaula, não há banheiro. A Delegacia de São Gabriel possui apenas um plantonista, que fica responsável para atender a população que se dirige ao local, as ocorrências e os presos.
Os presos acabam usando garrafas pet para urinar, e o mau cheiro no local é forte.
A remoção dos presos é solicitada ao Departamento de Operações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), que solicita as vagas à Coordenadoria de Varas da Execução Penal do Estado (Covepe), que por sua vez informa o local a ser encaminhado o preso. E a Delegacia solicita a escolta para transferência do mesmo.
Esse processo burocrático que causa a demora na remoção dos presos, tem caso de preso que está a espera da transferência a cerca de 15 dias. Esse problema seria resolvido se fosse estabelecido que os presos de São Gabriel fossem encaminhados automaticamente para determinado local.
Ainda, segundo o presidente da Sinpol, a delegacia não pode ficar com preso no local, destacando que logo após feito o flagrante, o mesmo deve ser encaminhado para um presídio ou cadeia pública.
Idest
terça-feira, 15 de julho de 2014