domingo, 8 de junho de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Religiosos brigam com espadas em templo na Índia
Uma briga entre facções de seguidores da religião Sikh em um templo deixou 12 feridos nesta sexta-feira na cidade de Amritsar, no noroeste da Índia. Imagens registradas por um canal indiano mostram que vários membros usaram espadas para atacar os rivais.
O local do confronto, o chamado Templo Dourado, é um dos locais mais sagrados para os seguidores da religião. De acordo com a rede BBC, os seguidores haviam se reunido no local para marcar o 30º aniversário do chamado Massacre do Templo, um episódio em que cerca de 400 separatistas sikhs foram mortos por forças governamentais.
Ainda segundo a BBC, a briga começou porque as facções não concordaram sobre a ordem em que seriam feitos alguns discursos. A briga teve que ser contida por seguranças.
“Nós deveríamos ter lembrado solenemente a memória dos mártires de 1984. Hoje, o que aconteceu aqui foi muito triste” disse Prem Singh Chandumajra, um porta-voz do partido que governa o Estado do Punjab, onde fica o templo. “Mais uma vez, o templo foi maculado”.
Nos anos 80, vários sikhs cometeram atentados terroristas para promover a causa separatista e criação de um Estado baseado nos princípios da religião no norte da Índia. A resposta do governo foi dura. Entre os episódios de repressão está o massacre do Templo Dourado. A repercussão do episódio acabou provocando algumas semanas depois a morte da então primeira-ministra Indira Gandhi, que acabou sendo assassinada por alguns dos seus guarda-costas que seguiam a religião Sikh. Na sequência do crime, cerca de 8.000 sikhs foram assassinados em toda a Índia.
Veja
domingo, 8 de junho de 2014