segunda-feira, 26 de maio de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Junta militar da Tailândia recebe sinal verde do rei
A junta militar da Tailândia informou que recebeu nesta segunda-feira (26) o sinal verde do rei Bhumibol Adulyadej. Os militares tomaram o poder em um golpe de Estado e justificaram a ação como "necessidade para restabelecer a paz e a ordem".
O chefe do Exército, o general Prayuth Chan-ocha, compareceu vestido de branco junto a outros generais na cerimônia a portas fechadas que o confirmou formalmente como líder do Conselho Nacional para a Paz e a Ordem, nome oficial do novo regime.
Prayuth defendeu a intervenção do Exército após quase sete meses de protestos antigovernamentais, nas quais morreram 28 pessoas e cerca de 800 ficaram feridas, e perante o risco de violência entre opositores e partidários do governo deposto.
Em sua primeira entrevista coletiva após o golpe, o líder da junta, cuja nomeação já foi publicada na "Gazeta Real", evitou concretizar quando pensa devolver o poder a um governo civil ou convocar eleições.
A junta militar, que nos últimos dias afiançou seu poder com a dissolução do Senado e o expurgo de altos cargos da polícia, tinha anunciado sua intenção de impulsionar um processo de reformas políticas e econômicas.
G1
segunda-feira, 26 de maio de 2014