quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Prefeito de Tóquio renuncia após ser envolvido em escândalo financeiro
O prefeito de Tóquio, Naoki Inose, renunciou nesta quinta-feira (19) após ser ligado a denúncias de escândalo financeiro na campanha eleitoral, informou a imprensa japonesa, segundo a agência France Presse.
Inose é acusado de receber, em 2012, 50 milhões de ienes (US$ 485,3 mil) do parlamentar Takeshi Tokuda, filho do presidente do grupo médico Tokushukai, o maior operador privado de instalações médicas no Japão, informou a agência EFE
Após a denúncia, em novembro, várias frentes pressionaram Inose para que renunciasse, desde a Assembleia Regional até o Governo central, e, inclusive, seu antecessor no cargo, Shintaro Ishihara.
"Decidi renunciar", declarou Inose em entrevista coletiva, revelando que enviou uma carta ao presidente da Câmara Municipal de Tóquio.
"Tentei explicar isto à Câmara Municipal, ao povo de Tóquio e ao país, mas não fui convincente", disse Inose, um escritor de 67 anos.
Desde o mês passado, Inose balançava no cargo. Após o surgimento do escândalo Naoki Inose tentou se explicar afirmando que tratava-se de um empréstimo pessoal e não eleitoral. A investigação contra o grupo Tokushukai levou à prisão de seis pessoas por fraude eleitoral.
G1
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013









