CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Governo acompanha situação de brasileiros em Juba, no Sudão do Sul



O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta terça-feira (17) informando que está acompanhando a situação de brasileiros que integram a Missão das Nações Unidas (UNMISS) na República do Sudão do Sul, na cidade de Juba.Há quase dois dias, milhares de refugiados, pertencentes a uma etnia local, tentam acessar a base da UNMISS. Membros do grupo étnico estariam em confronto com integrantes de uma força armada de libertação popular do Sudão do Sul.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 13 brasileiros estão participando da missão em Juba. O Itamaraty informou, porém, que como o grupo do Brasil também está subordinado à ONU, não há confirmação de que todos 13 estejam na cidade de Juba neste momento.O Ministério das Relações Exteriores diz que está tentando colher informações junto à ONU e que tem recebido informações atualizadas sobre a situação de policiais e observadores militares brasileiros que integram a missão.
A capitã da Polícia Militar do Distrito Federal, Melissa Rocha, faz parte da equipe. Melissa tinha entrado de férias na segunda-feira (16), quando deveria retornar à Brasília. O Comando da Academia da PMDF informou nesta terça-feira (17) que não há previsão de retorno da capitã ao Brasil.O comandante da academia, tenente-coronel Leonardo Sant'Anna, diz que o espaço aéreo em Juba continua fechado. E para voltar ao Brasil, Melissa precisa voar até Uganda e de lá continuar a viagem de retorno ao seu país.
O tenente-coronel afirma que em mensagem encaminhada por celular às 6h36 (horário de Brasília) desta terça-feira (17), Melissa relatou que grupos armados teriam invadido um hotel próximo à base da ONU. Hóspedes haviam sido trancados nos quartos enquanto os invasores saqueavam pertences e bagagens. Melissa informou que militares do Exército local estão "matando muita gente" e que moradores de uma etnia local estariam sendo exterminados.
Blog na internet publicou fotos da capitã com militares do exército local em Juba (Foto: Reprodução)Blog na internet publicou fotos da capitã Melissa com
militares do exército local em Juba (Foto: Reprodução)
Sant’Anna diz que os mantimentos dentro da base da ONU estão chegando ao fim e que os integrantes da missão estão tendo que racionar a água e comida que guardam em suas instalações.
O tenente-coronel afirma que já há um plano para a retirada dos civis que integram a missão. “Numa situação dessas, eles (os civis) devem ser os primeiros a sair pois apresentam menos condições de atuar em possíveis confrontos”, afirma Sant’Anna.
O fornecimento de energia em Juba continua interrompido, diz o tenente-coronel, e o abastecimento possível neste caso está sendo obtido por meio de geradores instalados na base militar.
A missão da ONU no Sudão do Sul afirma que está tomando todas as medidas possíveis para assegurar a segurança de todos que se encontram em suas instalações. O Conselho de Segurança das Nações Unidas informou que está analisando o caso e deve se pronunciar sobre o assunto em breve.
A Missão do Brasil em Nova York acompanha o tema com atenção. O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-Moon já se pronunciou sobre a situação em Juba e pediu unidade nacional e contenção no eventual uso da força.
G1
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

OK NET

https://www.facebook.com/ok.net.rv.2025

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/