segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Quadrilhas de olho na fronteira furtam ou roubam mais de dois veículos por dia
THIAGO GOMES
Barbárie. Dois jovens assassinados por criminosos em busca de veículos para alimentar o tráfico-
Mais de dois veículos - automóveis, caminhões ou caminhonetes - são furtados ou mesmo roubados por dia em Campo Grande. Os números são de fontes ligadas à segurança pública de Mato Grosso do Sul, que não mais divulga estatísticas desse tipo de crime no Estado, até mesmo porque atividades criminosas como essas fomentam um outro mercado negro, formado pela compra, venda ou troca de drogas, a partir das fronteiras com a Bolívia e Paraguai.
Somente no ano passado, os arrastadores conseguiram levar 791 veículos na Capital e muitos deles, especialmente as caminhonetes, tiveram como destino países vizinhos, onde foram negociados a preços bem inferiores aos praticados no mercado de usados ou mesmo trocados por cocaína ou maconha.
Na modalidade automóveis, em 2012 foram furtados na cidade 676 unidades de passeio, tendo o mês de janeiro como o período de maior incidência, registrando-se 87 furtos, caracterizados pela ausência do proprietário na hora do crime e sem o emprego de violência. Quanto aos roubos, tipo mais grave de crime, cometido mediante uso de violência, em sua maioria com a utilização de arma de fogo, foram roubados 110 automóveis
Nos meios policiais não é contestado que essa modalidade de crime está intimamente ligada também às ações do crime organizado. Rotineiramente veículos, especialmente caminhonetes, são roubados mediante ordens de integrantes da massa carcerária do Estado e para atender pedidos específicos de receptadores. Alguns episódios agravam-se para latrocínios, com assassinato de vítimas para assegurar a subtração do bem.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013