terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Onças pardas atacam ovelhas na Embrapa
De dezembro de 2010 para cá – 13 meses - 47 ovelhas, uma média de um animal por semana, foram abatidas por onças pardas na fazenda Modelo, da Embrapa Gado de Corte, perto do Indubrasil, a 30 km de Campo Grande.
Os ataques dos predadores têm prejudicado as pesquisas ali desenvolvidas por estudiosos especializados em bovinocultura e ovinocultura.
A área mede 1,6 mil hectares e no pasto vivem duas mil cabeças de gado e 180 carneiros (reprodutores machos) e ovelhas (reprodutores fêmeas).
Até agora, ainda não se sabe a causa do avanço dos ataques registrados nos últimos cinco meses, quando foram anotados 27 abates, mas uma das prováveis explicações, segundo o zootecnista do órgão, Fernando Alvarenga Reis, teria a ver com um espécie de treinamento entre os felinos.
Isto é, as onças matam as ovelhas para ensinar a estratégia de ataque aos seus filhotes. Depois do golpe, geralmente na jugular das ovelhas e carneiros, o animal abatido é abandonado.
De todas as investidas contra as ovelhas, a carcaça de apenas uma foi arrastada para a mata, no caso, para ser devorada pelos felinos, segundo Reis.
A última investida ocorreu perto do curral de manejo dos ovinos, a uns 30 metros de uma vila de 11 casas habitadas por empregados da fazenda, entre elas crianças.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012