CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Escolas mudam rotina para aliviar o tempo seco

Escolas mudam rotina para aliviar o tempo seco

As medidas vão desde umidificar os ar das salas de aula, onde alunos passam pelo menos quatro horas por dia, até orientar os estudantes sobre a alimentação e hábitos saudáveis.


foto
Foto: ÁLVARO REZENDE/CORREIO DO ESTADO
No Colégio Mace, as salas de aula das turmas da Educação Infantil e 1º ano contam com umidificadores
Com a umidade relativa do ar em níveis críticos, escolas de Campo Grande passaram a adotar série de providências para minimizar o desconforto e danos à saúde que o tempo seco pode provocar. As medidas vão desde umidificar os ar das salas de aula, onde alunos passam pelo menos quatro horas por dia, até orientar os estudantes sobre a alimentação e hábitos saudáveis.
No Colégio Mace, as turmas de Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental contam com vaporizadores e segundo a pedagoga Thayci Alencar Coutinho, 23 anos, a orientação da escola é manter as salas arejadas, evitando o uso do ar condicionado. "A gente faz isso todos os anos, sempre nessa época de tempo seco. A gente evitar ficar fechado na sala com ar condicionado e nos dias muito quente a gente até liga o ar, mas sempre com o umidificador funcionando".
A escola, segundo a assessoria de imprensa, tem 11 turmas com crianças menores de sete anos, são cerca de 500 alunos. "A gente tem de cuidar, porque as crianças são as que mais sofrem com o tempo seco. A gente leva os alunos ao banheiro para lavar as mãos e o rosto e também para beber água umas três vezes durante à tarde, para dar uma refrescada e lembrá-los que é importante beber bastante água", afirma Thayci.
 Públicas
As escolas da rede municipal de ensino, segundo o professor José Alberto Lechuga de Andrade, chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura, foram orientadas a passar para os estudantes noções sobre alimentação saudável e também a fazer adaptações na aulas de educação física. "Muita gente acha é proibido fazer atividade física no período seco, mas não é verdade. A gente só pede para que os exercícios sejam feitos sempre na sombra e que se diminua a intensidade e duração das atividades".
Andrade explica, ainda, que documento foi repassado às escolas pedindo que professores estimulem as crianças a ingerir líquido e em casa manter alimentação saudável. "Criança nunca lembra de tomar água, então a gente está pedindo que as escolas incentivem".
 Umidade
Ontem, Campo Grande enfrentou umidade relativa do ar de 25% e a temperatura oscilou entre 19,5 e 33,3 graus. Pela escala da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar inferior a 30% é considerada preocupante, já que pode causar diversos problemas de saúde, principalmente os respiratórios. Os índices entre 20% e 30% indicam estado de atenção.
Para hoje, o meteorologista Natálio Abrahão prevê tempo parcialmente nublado com predomínio de sol em todo o Mato Grosso do Sul. Os termômetros marcam no mínimo 21 e no máximo 35 graus na região central do Estado, que inclui Campo Grande. A umidade fica entre 15 e 74%.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/