terça-feira, 19 de julho de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
TJ garante candidato 'obeso' em concurso para bombeiro em MS
TJ garante candidato 'obeso' em concurso para bombeiro em MS
Candidato foi reprovado em 2010 por ter alto Índice de Massa Corporal.
Mandado de segurança foi concedido pela Justiça nesta segunda-feira (18).

testes fisicos. (Foto: Greice Rodrigues)
No processo seletivo para a corporação, realizado em 2010, ele foi reprovado no exame médico ao ser considerado inapto para os testes físicos por ter Índice de Massa Corporal (IMC) acima do exigido no concurso. Na época com 1,78 m de altura e pesando 110 kg ficou sete pontos acima do previsto, que era 28.
Inconformado, já que não se considerava 'obeso', Leonardo procurou a Justiça. O advogado dele, Paulo Belarmino de Paula Júnior, disse ter entrado com mandado de segurança e obteve liminar para que o cliente prosseguisse na seleção. O estado chegou a recorrer, mas teve o recurso negado.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros em MS, coronel Ociel Ortiz Elias, a decisão do Tribunal de Justiça será cumprida. “Não cabe a nós decidir se vamos recorrer ou não da decisão”, disse o comandante. Ele explicou que a seleção ainda está sob responsabilidade da Escola de Governo, e que a decisão de recorrer ou não cabe a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
“Até que surja uma nova decisão, vamos cumprir o que estiver valendo”. O concurso vencia em junho de 2011 e foi prorrogado por mais um ano. O governador de MS André Puccinelli já autorizou a convocação dos 77 remanescentes, mas Ociel diz que ainda não há data definida.
Para o advogado de Leonardo, a decisão não foi surpresa. “É uma situação que nós, em tese, esperávamos. É uma decisão que confirma o que a Justiça já tinha posicionado”, disse Belarmino.

Bombeiros. (Foto: Ricardo Campos Jr/G1MS)
O edital do concurso prevê que os candidatos devem refazer os exames físicos e médicos, caso a convocação ocorra mais de seis meses após os primeiros testes. Leonardo disse ao G1 que retomou a rotina de preparo para passar novamente pelos testes. Para tanto, ele definiu uma rotina que permite ao candidato ter tempo para o trabalho, família e para o sonho de se tornar bombeiro.
Corridas, academia e preparo para as provas que serão realizadas no concurso são algumas das atividades diárias de Leonardo