CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 3 de julho de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Frio preocupa pecuaristas do Estado



foto
Foto: Dourados Agora
No ano passado cerca de 3 mil bovinos morreram por hipotermia em MS
Não são apenas os produtores de grãos que estão perdendo o sono com a onda de frio que tomou conta do Estado nos últimos dias e deve voltar a partir de hoje. Pecuaristas da região sul de MS também estão preocupados com as geadas e buscam formas de proteger o rebanho da baixa temperatura que, no ano passado, foi a causa da morte cerca de 3 mil cabeças de gado.
O frio é mais preocupante para os criadores da fronteira com o Paraguai, onde o inverno costuma ser mais intenso. No ano passado, muitos pecuaristas perderam cabeças de gado por causa das quedas bruscas na temperatura. muitos animais morreram de hipotermia.
No inverno, a preocupação dos pecuaristas aumenta justamente porque a maioria das propriedades rurais por são abertas, com poucas árvores.
Ocorrências
No ano passado o número de mortes de bovinos por hipotermia foi maior no Estado. Em 2010 o pecuarista de Antônio João, Silvino Vieira perdeu 179 cabeças de gado. Ele fez investimentos na propriedade para evitar o mesmo problema do ano passado. Ele reduziu o npúmero de animais de 900 para 700 na propriedade. "Temos a plantação de eucalipto, onde o gado vai se refugiar no frio. Temos também mais suplementos", explica.
No entanto, neste ano, já existe registro de morte de bovinos pelo frio em Bodoquena. Ao menos cinco bezerros morreram na madrugada de domingo para segunda-feira, em uma propriedade no município, quando ocorreu uma forte geada. Os animais, principalmente os mais novos, sofreram bastante com a queda de temperatura.
Núbia Prado, que é vizinha da propriedade onde aconteceu a morte dos bezerros, relata que os proprietários que possuem menos cabeças acabam improvisando lugares fechados e cobertos para evitar perdas. “A gente tem pouco, mas quem tem bastante como eles não tem como proteger”, diz.
Recomendações
O gestor de Defesa Sanitária Animal da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) Rubens de Castro Rosalon explica que normalmente quando existe ocorrência de morte de bovinos pelo frio o Iagro é notificado pelos produtores rurais. No entanto, nem sempre os casos são acompanhados por veterinários oficiais. "Neste caso aceitamos o laudo do veterinário particular da fazenda de que o gado morreu por hipotermia. Com o documento em mãos é possível dar baixa dos animais no sistema", explica.
Com relação aos cuidados com os animais no período ele orienta os produtores que o ideal é que a fazenda disponha de área de reserva florestal ou grupamento maior de árvores onde o gado possa se abrigar do frio.
O reforço na alimentação dos animais também é indicado. "Muitos produtores fazem suplementação alimentar do gado no cocho com ração ou feno, que ajuda a melhorar o estado físico do rebanho", finaliza.
domingo, 3 de julho de 2011

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/