CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 8 de abril de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde terá viveiro de mudas

Rio Verde terá viveiro de mudas de árvores nativas



O prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Wiliam Douglas de Souza Brito, acompanhado do assessor especial de Turismo e Meio Ambiente, do município, Beto Roque, estiveram ontem reunidos com os prefeitos de São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes, técnicos de Coxim, Alcinópolis, Figueirão, Costa Rica e Sonora, para viabilizar através de um Termo de Cooperação, a implantação de cinco viveiros de terminação de mudas nativas do cerrado na Região Norte do Estado. A ação, que prevê ainda a revitalização do Viveiro Municipal de São Gabriel do Oeste, faz parte do trabalho de recuperação do Rio Taquari, que sofre com o assoreamento.
Segundo o projeto e informações do Imasul, o viveiro de São Gabriel do Oeste funcionará como “viveiro-maternidade”, e será responsável por produzir cerca de 1 milhão de mudas anuais a partir de sementes nativas da região, para atender essa demanda o viveiro passará por uma revitalização e  entregará parte das mudas para os municípios da bacia hidrográfica do Rio Taquari. Cinco deles terão viveiros de terminação, que estão previstos em Alcinópolis, Camapuã, Coxim, Pedro Gomes e Rio Verde de Mato Grosso.
Em Rio Verde a implantação do Viveiro de Terminação deverá acontecer dentro de aproximadamente quatro meses e terá capacidade de distribuir cerca de 100 mil mudas por ano. “As mudas serão utilizadas para a recuperação de margens do Rio Verde, Taquari Mirim, áreas degradadas e micro-bacias”, explica o prefeito Wiliam Brito.
Revive Taquari
A criação de viveiros é uma das três etapas do projeto Revive Taquari, que prevê ainda a recuperação de áreas degradadas e a elaboração de um plano de gestão de resíduos sólidos. Ao todo, serão investidos mais de R$ 4,6 milhões em recursos federais e estaduais para essas iniciativas. Entre as propostas que serão efetivadas para a recuperação do Taquari, o mais audacioso, e que recebe a maior parte do incentivo financeiro de aproximadamente 4 milhões – é o projeto de Recuperação de Áreas Degradadas em Micro bacias.
“Este projeto visa recuperar o rio Taquari através de sete micro-bacias, ou seja, em sete municípios pelos quais o rio passa. A proposta é a construção de curvas de nível e adequação das estradas”, enumera o gerente do Imasul, Lorivaldo de Paula. O mesmo projeto propõe ainda a recuperação das áreas marginais ao curso do rio em cidades como São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Coxim e Figueirão, entre outros municípiossexta-feira, 8 de abril de 2011

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/