sábado, 19 de março de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Forças de cinco países atacam alvos militares na Líbia de Kadhafi
Forças de EUA, Reino Unido, França, Canadá e Itália começaram neste sábado (19) a bombardear a Líbia para tentar impedir os ataques do governo do ditador Muammar Kadhafi a civis, segundo o Pentágono.
Os ataques da coalizão, segundo o Pentágono, vão mirar a princípio instalações militares em torno das cidades de Trípoli, capital, e Misrata, em uma operação batizada de "Odyssey Dawn" (Odisseia Aurora).
Mais de 110 mísseis de cruzeiro Tomahawk foram lançados de embarcações americanas e britânicas, segundo vice-almirante Bill Gortney, diretor do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA. Foram alvejadas cerce de 20 instalações, todas na costa.
Os principais alvos são instalações do sistema integrado de defesa antiaérea e de comunicações estratégicas. Sua destruição abriria caminho para que aviões tripulados da coalizão possam sobrevoar o território líbio.
Até o momento, de acordo com o militar não há aviões americanos sobre território líbio, e não há tropas americanas no solo.O vice-almirante também afirmou que o ataque deste sábado é a primeira fase de uma operação com múltiplas fases. Como ela ocorreu à noite no horário local, ainda iria demorar para avaliar o resultado da operação.

O presidente dos EUA, durante visita a Brasília, afirmou que autorizou uma "ação militar limitada" no país do norte da África. Assista ao lado.
O premiê britânico, David Cameron, confirmou que forças britânicas já estão em ação na Líbia. Ele disse que a operação é "necessária, legal e justa".
Os primeiros ataques deste sábado foram feitos por caças da Força Aérea da França, que destruíram alguns tanques e veículos armados. O número de veículos destruídos não foi confirmado. Os ataques começaram às 18h45 locais (13h45 de Brasília).A TV estatal líbia informou que "cruzados estrangeiros" estão bombardeando alvos civis nas cidades de Trípoli, Benghazi, Zuwarah, Sirte -cidade natal de Kadhafi- e Misrata durante a noite. Um depósito de combustível próximo a Misrata e um hospital na periferia de Trípoli teriam sido atingidos.Testemunhas ouvidas pela France Presse afirmaram que ouviram explosões ao leste de Trípoli, com bolas de fogo no céu.A agência estatal Jana afirmou que ambulâncias estavam transportando vítimas civis na capital, mas não havia confirmação independente.
