CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 11 de setembro de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Jornalistas afegãos são torturados por Talibã após cobertura de protestos

 


Dois jornalistas afegãos foram espancados e torturados pelo Talibã após cobrirem os protestos de mulheres em Cabul, capital do Afeganistão. Os homens Taqi Daryabi e Nemat Naqdi foram detidos por forças de segurança em 7 de setembro.

Segundo o jornal Etilaat-e Roz, onde os dois profissionais trabalham, eles foram levados a uma delegacia em Cabul, colocados em celas separados e espancados com paus e cabos. À Reuters, Daryabi disse que eles foram espancados por sete ou oito pessoas. A violência era interrompida quando os homens desmaiavam.


Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver vergões vermelhos nas costas e pernas e marcas semelhantes no ombro e no braço. Um dos homens também ficou ferido no rosto.

Segundo Daryabi, a tortura enviou uma mensagem "assustadora" a outros veículos de comunicação independentes.

O editor-chefe do jornal disse que os jornalistas foram torturados por quatro horas. "Sob tortura constante e brutal do Talibã, os repórteres perderam a consciência quatro vezes", disse Zaki Daryabi, conforme noticiou o site Sky News,

Os dois homens receberam alta em 8 de setembro após atendimento em um hospital por ferimentos nas costas e no rosto.

O caso foi denunciado pela Human Rights Watch. A ONG diz que o Talibã tem imposto restrições ao trabalho da mídia e fez um apelo para que os ataques sejam suspensos e que os responsáveis sejam punidos pelos episódios de tortura.

No mesmo dia, informou a ONG, as autoridades do Talibã detiveram o fotojornalista Wahid Ahmadi, mas o libertaram no mesmo dia. Eles confiscaram a câmera do profissional e impediram que outros jornalistas gravassem o protesto.

Após os protestos das mulheres, o Talibã anunciou que os protestos, em geral, são ilegais, a menos que sejam aprovados com antecedência. Jornalistas que cobrem alguns protestos afirmaram à Human Rights Watch que oficiais lhes disseram que reportar os protestos também é ilegal.

sábado, 11 de setembro de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/